Ciclo de Conferências: Arte, Literatura e Ciência

Conferência, 14 de Outubro, 21h30, Auditório José Labaredas (Museu Municipal de Coruche)

  

Convidados: Dra. Graça Capinha
                       Dr. João Lobo Antunes   

 

Moderador: Carlos Janeiro, Comissário da Bienal

 

  • A Medicina na Arte, por João Lobo Antunes

Será discutida a representação artística da medicina, dando especial destaque aos médicos, doentes, cirurgia, patologias, entre outras.” 

  

JOÃO LOBO ANTUNES licenciou-se em medicina na Universidade de Lisboa em 1967. Entre 1971 e 1984 trabalhou em Nova Iorque na Universidade de Columbia. É desde 1984 professor Catedrático de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa. Autor de numerosos artigos científicos e editor de vários livros na área das Neurociências, desempenha presentemente as funções de Presidente do Instituto de Medicina Molecular. Publicou três livros de ensaios, Um Modo de Ser (1996), Numa Cidade Feliz (1999) e Memória de Nova Iorque e Outros Ensaios (2002), todos editados pela Gradiva. Em 1996 foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa. Igualmente publicou um artigo de opinião intitulado A Arte e o Cérebro na revista Território Artes em 2009.

 

  • Trompe d’oeil ou trompe d’esprit: Poética, Conhecimento e Cidadania, por Graça Capinha

Alguns poetas norte-americanos, resistindo ao emergir do imperialismo norte-americano na década de 50 – um imperialismo sustentado pelo poder científico e tecnológico ao serviço do poder instituído – e sentindo-se herdeiros da tradição modernista, recuperam o ideal democrático de Whitman e vêm propor a imitação da pintura que, em seu entender, desenvolvera técnicas muito mais avançadas que as da literatura para expressar o mundo moderno. O que está em causa, como dizia Picasso, não era o trompe d’oeil, mas o trompe d’esprit. Vêm, assim, propor uma nova/velha forma de conhecimento que só poderá expressar-se numa linguagem aberta, numa poética entendida como prática de cidadania – em processo (de criação e/ou de conhecimento).”

 

GRAÇA CAPINHA é professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi directora do Instituto de Estudos Anglo-Americanos entre 2006 e 2008 e membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da FLUC entre 2004 e 2008. Tem leccionado várias cadeiras, cursos e seminários no domínio da literatura anglo-americana, poética e poesia contemporâneas e escrita criativa. Entre 1991 e 1999 foi aluna, fellow e researcher in residence do Poetics Program, na State University of New York (SUNY at Buffalo, EUA). De 2001 a 2002 foi membro da equipa do projecto “Iniciação às Artes para Crianças”, no âmbito do Centro para o Estudo das Artes de Belgais, dirigido pela pianista Maria João Pires, tendo coordenado uma “Oficina de Poesia para Crianças”, com a colaboração de alunos do Curso Livre “Oficina de Poesia” da Universidade de Coimbra, de professores da escola experimental “A Torre” de Lisboa e de artistas de diferentes áreas e nacionalidades. Em 2003 doutorou-se com a tese O Acto e o Arco em Robert Duncan: Primeiras Passagens para uma Re-Escrita da Paixão. Introduziu a área da escrita criativa na FLUC em 1997 e, em 2005, foi a principal responsável pelo primeiro programa de doutoramento transdisicplinar e inter-faculdades (FLUC/FEUC/CES), “Linguagens, Identidade e Mundialização”. Co-organizadora dos “Encontros Internacionais de Poetas” da UC, foi também a principal responsável pela criação do “Programa de Poetas em Residência” da FLUC. Dirige a Oficina de Poesia. Revista da Palavra e da Imagem. Actualmente é coordenadora do Projecto Colectivo “Novas Poéticas de Resistência: O Século XXI em Portugal”, um projecto que envolve cerca de 20 investigadores, financiado pela FCT e acolhido pelo Centro de Estudos Sociais.

 

Entrada livre.

 

Categories: Ciclo Artes Plásticas e Outras Artes, IV Bienal de Coruche | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: