Bienal de Coruche – 2011 – Esclarecimentos

A Bienal de Coruche já faz parte do património cultural da vila e é com crescente expectativa que de ano para ano temos assistido à sua consolidação enquanto fenómeno artístico, acarinhado quer nos meios artísticos quer por quem nos visita. Contudo, pelo menos para aqueles que têm estado directamente envolvidos neste projecto, ficou sempre a impressão de que poderíamos (deveríamos) ter ido mais longe. Aliás, este sentimento tem sido o motor da vontade para que, de edição em edição, pudéssemos ir ultrapassando as dificuldades naturais que a interioridade padece.
Já em 2007 e 2009 nos referíamos à questão da falta de espaço próprio – forte impedimento à melhoria das condições funcionais e qualitativas da Bienal – e da escassez de meios económicos que, apesar do louvável empenho da Câmara de Coruche, na pessoa do seu presidente, tem constituído outro obstáculo.
Num ano em que todo o país se vê na necessidade de racionalizar recursos e optimizar investimentos, não seria de esperar que os aspectos culturais pudessem competir com outros mais primários, nomeadamente quando continuamos licitamente a ambicionar mais e melhores meios. E é também numa perspectiva de desígnio nacional que neste ano, ano de bienal, tomámos a decisão de interromper o ciclo. Assim, em 2011 não haverá Bienal de Coruche.
Mas é apenas uma interrupção. Com ela esperamos criar melhores alicerces para um crescimento sustentável, uma janela de oportunidade que nos permita atingir os objectivos traçados desde o início e de algum modo sempre adiados.
Não vamos ter Bienal mas não implica necessariamente que não evoquemos o que de melhor nos trouxe. Iremos, assim, promover uma mostra de trabalhos dos autores premiados desde a primeira edição da Bienal de Coruche, o que nos permitirá ter uma visão geral da sua evolução. Tendo já a confirmação da maioria dos distinguidos, será um momento de encontro e reflexão, sempre necessário quando se pretende ser melhor.
Por uma melhor e maior Bienal.

Carlos Janeiro
COMISSÁRIO DA BIENAL DE CORUCHE

Categories: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

site na WordPress.com.

%d bloggers like this: