Bienal de Coruche – Percursos com Arte 2015 | Balanço

A edição de 2015 deu continuidade ao processo iniciado em 2013, oferecendo aos visitantes a possibilidade de contactarem com manifestações artísticas de exterior que, dadas as suas características, têm um maior impacto visual, sendo a instalação a sua principal forma de expressão.

Assim, na sequência de um percurso iniciado em 2003, com o I Salão de Artes Plásticas, e sendo 2011 um ano de balanço e de reflexão sobre os resultados alcançados, que nos presenteou com uma mostra expositiva do trabalho desenvolvido pelos autores distinguidos desde a primeira edição, 2015 trouxe-nos uma experiência estética em linguagem publicitária, de dupla valência: a arte na mensagem/a mensagem na arte. O objetivo desta edição foi uma chamada de atenção para os valores do concelho e da vila em particular. Certo é que as instalações artísticas nos remeteram para a ambiguidade deste tipo de manifestação enquanto expressão plástica, crítica social e veículo de intervenção no espaço público.

Sorria foi a peça Distinção Bienal de Coruche 2015, da autoria de Cláudio Garrudo. As duas menções honrosas foram atribuídas a Espigar, de Ester Monteiro, e a Quercus Carbonis, de IPU Collective, esta última igualmente com Distinção do Público.

Foi também um percurso fortemente marcado pela segunda edição da iniciativa Envolvências Locais, projeto que conectou a comunidade coruchense, mostrando o que de melhor os nossos artistas locais, profissionais e amadores, realizam. Este ano, com a intervenção artística Vestida de Lobeira, conciliou-se identidade e inovação. Centenas de mãos revestiram de malha e cor a Praça da Liberdade. Desfrutámos ainda do olhar apaixonado pela fotografia, com a presença de 20 autores coruchenses que, ao longo do percurso, apresentaram uma seleção dos seus inúmeros registos, fixando momentos e elementos do património natural e cultural do concelho.

Sendo inegável o interesse da Bienal de Artes de Coruche-Percursos com Arte na sociedade cultural do nosso concelho, despedimo-nos de 2015 perspetivando já a edição de 2017…

 

 

Categories: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: